A IMPORTÂNCIA DA IDENTIDADE VISUAL

Que a internet tem sido um grande aliado das empresas e dos grandes empreendimentos, não há dúvida. Hoje há uma necessidade de...

Assim como pessoas, as empresas também possuem personalidade que são relacionados aos tipos de produtos/serviços oferecidos, diferenciais, atendimento, perfil dos sócios, etc. E essa personalidade é transmitida para consumidor através da identidade visual.

Com isso, a construção de imagem sólida e estratégica começando pela marca pode fazer uma empresa se destacar no mercado.

MAS O QUE É A IDENTIDADE VISUAL?

Ela é a união de símbolos, cores, imagens, tipografias, grafismo que transmitem de forma visual os valores e os ideais de uma determinada empresa.

O logotipo é o símbolo visual que transmite a essência da empresa, por isso é importante que a sua criação não seja meramente estética, mas sim com propósito e diferenciação dos concorrentes.

Design dá ao mundo algo que ele não sabia que sentia falta – Paola Antonelli.

 

IDENTIDADE VISUAL

BENEFÍCIOS PARA A EMPRESA

DESTAQUE-SE

Um dos primeiros benefícios que a identidade visual pode trazer é o destaque perante as demais empresas do mercado. É muito comum diversas marcas copiarem umas às outras, e este cenário favorece àqueles que estrategicamente se posicionam de forma diferenciada.

CONECTE-SE COM SEU PÚBLICO

Através de um trabalho aprimorado da identidade visual, incluindo uniformidade e padronização nas aplicações de cada material (papelaria, folder, catálogo, site, embalagem, etc.), a marca ganha muito mais força para cativar o seu público. A empresa deixa de ser representada por um mero símbolo e se torna algo presente, memorável para os consumidores.

RENOVE

Não é porque você possui uma identidade visual definida que você deve parar. É necessário sempre questionar se ela está sendo forte e coerente com o momento atual do mercado. Caso se sente inseguro, ameaçado pelos concorrentes, não hesite em aprimorá-la!

Observe o exemplo de marcas bem posicionadas, mas que com o passar do tempo mudaram sua identidade visual e se adaptaram ao mercado:

 

 

IDENTIDADE VISUAL

IDENTIDADE VISUAL

IDENTIDADE VISUAL

COMO CRIAR UMA IDENTIDADE VISUAL

Para criar uma identidade visual que realmente impacte o seu público, é necessário que você pense e tome alguns cuidados no momento de sua criação.

Os três elementos de uma identidade visual podem ser classificados como sendo:

Primário: Eles aparecerão em primeiro plano, ou seja, devem ser mais trabalhados e elaborados. Os elementos primários contam com:

  1. Logotipo: ele é uma forma diferenciada com a qual a sua empresa.
  2. Símbolo: é uma representação gráfica em imagem do nome da sua empresa.
  3. Marca visual: é a junção do logotipo com o símbolo da sua empresa.

Secundário: Contam principalmente com a palheta de cores, tipos de aplicação, imagens/ilustrações, composições e tom de voz.

Terciário: estes são elementos extras, tais como mascote, background, brindes e afins.

Vale ressaltar que é sempre bom procurar um profissional ou uma empresa altamente qualificada que possa transmitir tudo o que você deseja na sua identidade visual.

 

LEMBRE-SE:

Uma identidade visual forte vem acompanhada de uma relação emocional entre cliente e marca, por isso é importante relacionar os valores da empresa com as características do consumidor.

 

MANUAL DE USO DA MARCA

Com a identidade visual bem definida é preciso criar um manual da marca com regras de aplicação para manter a integridade da estratégia traçada.

Nele estará descrito aplicações importantíssimas do logo, cores, tipografia, variantes de uso e orientações que manterão o design alinhado em cada aplicação, criando harmonia e coerência no conjunto.

 

Ficou alguma dúvida? Nos envie seu comentário na página de contatos e nos siga nas Redes Sociais!

 

FACEBOOK | INSTAGRAM LINKEDIN

 

VEJA TAMBÉM

Saiba mais sobre outras notícias do nosso universo.