DESIGN PARA SITES: A PRIMEIRA AÇÃO DIGITAL DE SUA EMPRESA

No mundo digital, o design para sites ou marcas se tornou cada vez mais importante pois é uma espécie de vitrine para o cliente. Já virou rotina buscar por empresas, produtos ou serviços através de palavras-chave nos mecanismos de busca como Google, Bing etc., e quando seu público alvo acessar o seu site, a primeira impressão será decisiva.

Muitos ainda nos perguntam: “Se minha empresa não vende produtos online, por que devo criar um site ou investir em em melhorias na sua interface?”

Um site que não tem a funcionalidade de venda direta serve como validador da sua existência, caso ela ainda não seja conhecida. É uma espécie de “cartão de visitas digital mais completa”, onde é possível apresentar o perfil, produtos e/ou serviços de forma rápida a acessível.

Quando buscamos uma empresa e não encontramos um site com design bem trabalhado, a imagem da marca é abalada, pois esta não consegue transmitir credibilidade e confiança aos visitantes.

Para isso, as agências de design digital são as mais indicadas para criar design para sites com base no branding (quando houver), desenvolvendo-o otimizado para melhor exposição da sua marca.

Por isso separamos alguns pontos de atenção que devem estar sempre no o seu radar. Confira!

PONTOS IMPORTANTES NO DESIGN PARA SITES

DEFINA O OBJETIVO DO SEU SITE

O primeiro passo na hora de criar o site é definir qual é o seu propósito:

  • Será uma apresentação geral da empresa?
  • Terá venda de produtos?
  • Será um canal de conteúdo?
  • Pretende gerar engajamento?

Com isso, é possível definir quais serão as melhores opções de ferramenta, tecnologia, linguagem, servidor etc. para desenvolvê-lo.

 

ESTRUTURA DO SITE

É a hora de definir quais informações serão colocadas no site e como devem ser organizadas. Para que a sua navegação seja agradável e eficiente, busque estrutura-lo de forma que exija menos cliques possíveis do visitante. Seja objetivo e direto!

 

DEFINA O SEU GERENCIADOR DE CONTEÚDO

Se o seu site tiver atualização constante (mais de 1x por trimestre), é aconselhável optar por um site com gerenciador de conteúdo ou CMS.

O CMS (Content Management System), é uma ferramenta que permite gerenciar textos e imagens do site através de acesso restrito online. Isso traz autonomia para atualizá-lo, sem precisar contratar horas técnicas de manutenção.

Existem dezenas de CMSs no mercado, porém um dos mais utilizados no Brasil é o WordPress. Trata-se de uma plataforma altamente customizável, de fácil manuseio e com programação amigável para estratégias de SEO. Foi-se o tempo em que sites em WordPress tinham cara de blog. Hoje ele tem muito flexibilidade, podendo ser desde um site corporativo até portais e e-commerces.

Seu sistema funciona através de uma base com diversos plug-ins integrados. Isso traz bastante versatilidade na hora de implementar novas funções pela sua estrutura modular e colaborativa. Há centenas de desenvolvedores em todo mundo criando e aprimorando plug-ins, ou seja, você não precisa “reinventar a roda”, basta escolher um plugin pronto que tenha sido testado e bem avaliado e customizá-lo com a cara da sua empresa.

O WordPress pode ser desenvolvido de 2 formas: através de templates prontos (há versões gratuitas ou de baixo custo), ou sob medida onde o designer e o desenvolvedor criam um template personalizado.

 

DESIGN DO SITE

O design do site é responsável por transmitir a identidade da sua empresa e descrever o que ela faz ou vende de forma impactante.

Desenvolver uma interface que possua um design 100% original é sempre o mais recomendado para que crie diferenciação de seus concorrentes e impressione mais seu público.

É por isso que atuar em parceria com profissionais especializados faz a diferença para não demonstrar amadorismo e principalmente se destacar na área em que atua.

 

IMPLEMENTE UMA ESTRATÉGIA DE SEO

Ok, montamos o site. E agora?

Neste momento, os esforços devem sem concentrados em divulga-lo ao máximo, principalmente se o foco for venda de produto, portal de conteúdo e prospecção pelos canais de busca. Para isso, o SEO (Search Engine Optimization), é um elemento fundamental na maioria das estratégias online. Trata-se de um conjunto de técnicas que visam a melhora do posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca, como Google e Bing. Um SEO bem executado, possibilitará que os usuários encontrem seu site com mais facilidade.

Para que esse processo aconteça, é importante:

  • gerar conteúdos de qualidade com assuntos relacionados ao universo do seu business;
  • inserir palavras-chave relevantes nas URLs das páginas, títulos e nomes de imagens;
  • gerar o máximo de conexões e links com outros canais e redes sociais para trazer relevância;
  • ser responsivo mobile. Não se tem mais vez para sites que não são adaptados para visualização em celulares pelo seu grande tráfego.
  • boas práticas de programação. Os grandes mecanismos de busca como Google costumam divulgar as diretrizes (guide lines) de construção do site para que sejam melhor ranqueados na busca orgânica.

Desta forma, a possibilidade de gerar um tráfego qualificado, ou seja, os leads, será maior e consequentemente podem trazer mais resultados para o seu negócio.

 

WEBSITES COM DESIGN RESPONSIVO

Os sites responsivos são aqueles que são acessíveis em todos os dispositivos, ou seja, sua interface se adapta aos diversos tamanhos de tela e devices de forma automática.

Essa flexibilidade garantirá ao usuário maior facilidade nas visualizações dos conteúdos de seu site, proporcionando uma melhor experiência de navegação.

 

Precisa de uma ajudinha para montar ou melhorar o seu site? Seja no design para sites quanto no seu desenvolvimento?

Então entre em contato com a Latte Design. Será um prazer atende-lo!

 

Siga a LATTE DESIGN nas redes sociais!

FACEBOOK | INSTAGRAM LINKEDIN

VEJA TAMBÉM

Saiba mais sobre outras notícias do nosso universo.