Apesar do aumento expressivo de divulgação por meios digitais, os materiais impressos ainda se mostram como recursos importantes no processo de promoção.
Não é necessário escolher entre o meio midiático e impresso, as duas comunicações caminham juntas e se complementam. Quando bem trabalhadas, fortalecem a imagem de sua marca.
Confira as informações que podem te auxiliar na escolha e elaboração de materiais impressos!
Os materiais impressos mais utilizados na divulgação da marca
Cartão de visita
Considerada uma das ferramentas mais tradicionais de networking, o cartão de visitas é um grande aliado dos profissionais.
O mais importante nesse material é que ele seja a cara do seu negócio. Seja mais conservador ou criativo, ele deve expressar a personalidade da empresa para que a expectativa gerada ao seu público alvo seja coerente com o seu negócio.
Flyers e Folders institucionais
Essa é a oportunidade de explicar melhor sobre a sua empresa, aproveitando uma área maior para detalhar seus produtos ou serviços. Ideal para quando não há disponibilidade ou tempo para realizar a prospecção pessoalmente, sendo assim uma extensão da venda após o contato com o cliente.
Dependendo do papel, acabamentos e impressão realizada, ele pode também reforçar a imagem da marca transmitindo qualidade e credibilidade de forma intuitiva.
Mesmo tendo uma área maior para expor o conteúdo, lembre-se de ser breve e objetivo para que a experiência do cliente seja rápida e de leitura agradável.
Catálogo
Para quem possui uma quantidade maior de serviços ou produtos, o catálogo pode ser um recurso de venda prático tanto para o cliente quanto para o comercial. Foque sempre nas informações essenciais de cada item, textos enxutos e apelo mais visual.
Papel timbrado
Também chamado de papel de carta, pode ser utilizado para imprimir documentos oficiais.
Esse material costuma ter a marca da empresa no cabeçalho, rodapé ou como uma marca d’água, além das principais informações sobre a empresa como telefone, e-mail e endereço. Ele pode ser um template de Word (doc) ou impresso diretamente no em papel formato A4 (210 x 297 mm – padrão).
Tipos de papel para impressão
Parte importante também estar atento ao tipo de papel utilizado em cada impressão. Essa etapa do processo é essencial para garantir a qualidade do material.
Cada tipo de papel tem suas características específicas, por isso, preparamos um pequeno guia para que você escolha o que atinja suas necessidades.
Couchê Fosco ou Brilho
É o básico sem erro! Utilizado para impressão da maioria dos materiais, é um papel bastante versátil utilizado para cartão de visitas, cartazes, folderes, flyers, catálogos, etc. Pela sua superfície lisa, a qualidade de impressão costuma sair com vivacidade. Ela pode ser combinada com diversos acabamentos: verniz localizado, laminação fosca, etc.
Offset
Mais resistente que o sulfite, o papel absorve mais tinta que os outros papéis. Tem acabamento levemente poroso e boa durabilidade, indicado para materiais em que podem ser escritos como papel timbrado, envelopes, etiquetas, cadernos, etc. Também é bastante usado em catálogos, revistas e livros.
Polén e Papel Vergê
Ambos são papéis possuem leve textura, tendo opções com tonalidades mais amareladas e de alta absorção de tinta. Sua cor também contribui para uma leitura mais confortável, pois reflete menos luz. Utilizado na impressão de materiais densos como livros. Não é recomendado para impressões fotográficas pois a alta absorção de tinta pode deixar detalhes levemente borrados.
Fotográfico
O nome já diz muito. O papel fotográfico é ideal para impressão de imagens e fotos por possuírem alta qualidade e nitidez. Pode-se optar pelas versões brilho ou fosco.
Supremo Alta Alvura
É um papel resistente e contém textura lisa. Esse tipo de papel é utilizado principalmente em base de calendários, marcadores de página, cartuchos de embalagens, displays, entre outros.
Tipos de impressão
Saber as principais características do tipo de impressão faz toda a diferença no momento de escolher qual a melhor para produzir seu material.
Conheça as principais formas de imprimir seus materiais abaixo!
Serigrafia
O processo de serigrafia consiste em uma tela com pontos vazados ou fechados, e esses pontos determinam onde a tinta deve passar. O resultado é uma impressão bastante consistente preservando as cores originais sem ou com pouca influência da cor do material aplicado.
Aconselhado para impressão com poucas cores e sem degradê. Cada tela é destinada a 1 cor, e quanto maior quantidade de telas, mais caro ficará a produção.
Há 2 tipos mais comuns de impressão de serigrafia: normal e high print (com leve relevo de tinta). Essa técnica é muito utilizada para cartões de visita, convites de casamento, camisetas e embalagens.
Digital
É a forma mais rápida de impressão. A sua qualidade pode ser de ótima a mediana dependendo do equipamento da gráfica. Pode-se imprimir qualquer tipo de arte, com cores ilimitadas exceto impressão em branco.
Seu custo é baixo para pequenas quantidades, mas costuma não valer a pena para grandes volumes de produção, sendo nesse segundo caso mais aconselhável a impressão offset.
Impressão offset
Esse tipo de impressão se caracteriza por sua alta velocidade, permitindo impressões em grande quantidade. Possibilita a impressão em muitos tipos de papel, e em alguns casos, até superfícies plásticas.
A qualidade de impressão costuma ser melhor que a digital, além de possibilitar o uso de tinta Pantone® para maior fidelidade da cor. Muito utilizado na produção de cartões de visitas, folderes, flyers, papelaria, catálogos, revistas etc., considerando produção a partir de 500 unidades, geralmente.
Cores
Há 2 formas de especificar a cor para gráfica: CMYK (mais comum) e Pantone®.
CMYK é a combinação das cores Cyan (azul), Magenta, Yellow (Amarelo) e Black (Preto). Usualmente é chamada de 4 cores nas especificações. Ela é ideal para artes que possuem muitas cores, degradês, fotos e ilustrações. Seu custo costuma ser mais econômico.
Para situações onde a preservação da cor seja crucial, é aconselhável imprimir com tinta Pantone®. Trata-se de uma gama de tintas com cores específicas respeitando a escala definida pela empresa Pantone®.
Para entender melhor a diferença, suponhamos a cor roxa. No CMYK, será impresso a combinação das tintas Magenta com Cyan (Azul), podendo gerar pequenas variações de tonalidade a cada impressão ou entre diferentes gráficas, equipamentos e calibragens. No caso do Pantone®, será impresso apenas uma tinta com a tonalidade de roxo exata, conseguindo assim uma maior padronização a cada impressão realizada.
No pedido de orçamento para gráfica, você verá especificação de (número) x (número). O primeiro número se refere a quantidade de cores da face frontal, e o segundo se refere ao do verso. Exemplo: em um flyer, suponhamos que na frente tem uma foto bem colorida e no verso um texto preto, sendo assim a especificação 4 (CMYK) x 1 (Black) cores.
Tipos de acabamento
E para fechar as especificações de uma produção gráfica, não podemos deixar de fora os tipos de acabamento.
Laminação
A laminação brilho ou fosca é uma película aplicada ao papel que traz uma textura aveludada ou brilhante ao material, além de protege-lo dando maior durabilidade. Ela traz um aspecto mais sofisticado, muito utilizado em cartões de visita, fôlderes, capas de revistas, etc.
Dica: Caso o papel seja muito fino, poroso ou texturizado, a laminação não é indicada pois pode causar curvatura ou perder a aderência.
Dobra e Vinco
Deve-se especificar a dobra todo material que será dobrado. Diferente do vinco, onde será marcado o ponto da dobra, porém não será entregue dobrado.
Refile e Faca Especial
Refile e faca especial estão vinculados ao recorte do material. Para cortes retos retangulares, é usado o refile. Para cortes mais complexos com curvas, abas, etc., deve se especificar faca especial. Neste caso, será moldado a lâmina de acordo com a arte enviada.
Verniz
O verniz é uma fina camada de brilho que garante maior proteção e brilho ao material. No caso de verniz localizado, ele é aplicado em áreas pontuais da arte, dando um destaque ou efeito em logos, imagens e ilustrações.
A Latte Design é especialista na produção de materiais impressos.
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Apesar do aumento expressivo de divulgação por meios digitais, os materiais impressos ainda se mostram como recursos importantes no processo de promoção. Confira tudo o que você precisa saber ao produzi-los para sua empresa.
No mundo digital, o design para sites ou marcas se tornou cada vez mais importante pois é uma espécie de vitrine para o cliente, devendo causar uma boa impressão.