O QUE VOCÊ DEVE SABER AO PRODUZIR MATERIAIS IMPRESSOS PARA SUA EMPRESA

Apesar do aumento expressivo de divulgação por meios digitais, os materiais impressos ainda se mostram como recursos importantes no processo de promoção.

Não é necessário escolher entre o meio midiático e impresso, as duas comunicações caminham juntas e se complementam. Quando bem trabalhadas, fortalecem a imagem de sua marca.

Confira as informações que podem te auxiliar na escolha e elaboração de materiais impressos!

Os materiais impressos mais utilizados na divulgação da marca

Cartão de visita

Considerada uma das ferramentas mais tradicionais de networking, o cartão de visitas é um grande aliado dos profissionais.

O mais importante nesse material é que ele seja a cara do seu negócio. Seja mais conservador ou criativo, ele deve expressar a personalidade da empresa para que a expectativa gerada ao seu público alvo seja coerente com o seu negócio.

Flyers e Folders institucionais

Essa é a oportunidade de explicar melhor sobre a sua empresa, aproveitando uma área maior para detalhar seus produtos ou serviços. Ideal para quando não há disponibilidade ou tempo para realizar a prospecção pessoalmente, sendo assim uma extensão da venda após o contato com o cliente.

Dependendo do papel, acabamentos e impressão realizada, ele pode também reforçar a imagem da marca transmitindo qualidade e credibilidade de forma intuitiva.

Mesmo tendo uma área maior para expor o conteúdo, lembre-se de ser breve e objetivo para que a experiência do cliente seja rápida e de leitura agradável.

Catálogo

Para quem possui uma quantidade maior de serviços ou produtos, o catálogo pode ser um recurso de venda prático tanto para o cliente quanto para o comercial. Foque sempre nas informações essenciais de cada item, textos enxutos e apelo mais visual.

Papel timbrado

Também chamado de papel de carta, pode ser utilizado para imprimir documentos oficiais.

Esse material costuma ter a marca da empresa no cabeçalho, rodapé ou como uma marca d’água, além das principais informações sobre a empresa como telefone, e-mail e endereço. Ele pode ser um template de Word (doc) ou impresso diretamente no em papel formato A4 (210 x 297 mm – padrão).

Tipos de papel para impressão

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Parte importante também estar atento ao tipo de papel utilizado em cada impressão. Essa etapa do processo é essencial para garantir a qualidade do material.

Cada tipo de papel tem suas características específicas, por isso, preparamos um pequeno guia para que você escolha o que atinja suas necessidades.

Couchê Fosco ou Brilho

É o básico sem erro! Utilizado para impressão da maioria dos materiais, é um papel bastante versátil utilizado para cartão de visitas, cartazes, folderes, flyers, catálogos, etc. Pela sua superfície lisa, a qualidade de impressão costuma sair com vivacidade. Ela pode ser combinada com diversos acabamentos: verniz localizado, laminação fosca, etc.

Offset

Mais resistente que o sulfite, o papel absorve mais tinta que os outros papéis. Tem acabamento levemente poroso e boa durabilidade, indicado para materiais em que podem ser escritos como papel timbrado, envelopes, etiquetas, cadernos, etc. Também é bastante usado em catálogos, revistas e livros.

Polén e Papel Vergê

Ambos são papéis possuem leve textura, tendo opções com tonalidades mais amareladas e de alta absorção de tinta. Sua cor também contribui para uma leitura mais confortável, pois reflete menos luz. Utilizado na impressão de materiais densos como livros. Não é recomendado para impressões fotográficas pois a alta absorção de tinta pode deixar detalhes levemente borrados.

Fotográfico

O nome já diz muito. O papel fotográfico é ideal para impressão de imagens e fotos por possuírem alta qualidade e nitidez. Pode-se optar pelas versões brilho ou fosco.

Supremo Alta Alvura

É um papel resistente e contém textura lisa. Esse tipo de papel é utilizado principalmente em base de calendários, marcadores de página, cartuchos de embalagens, displays, entre outros.

Tipos de impressão

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Saber as principais características do tipo de impressão faz toda a diferença no momento de escolher qual a melhor para produzir seu material.

Conheça as principais formas de imprimir seus materiais abaixo!

Serigrafia

O processo de serigrafia consiste em uma tela com pontos vazados ou fechados, e esses pontos determinam onde a tinta deve passar. O resultado é uma impressão bastante consistente preservando as cores originais sem ou com pouca influência da cor do material aplicado.

Aconselhado para impressão com poucas cores e sem degradê. Cada tela é destinada a 1 cor, e quanto maior quantidade de telas, mais caro ficará a produção.

Há 2 tipos mais comuns de impressão de serigrafia: normal e high print (com leve relevo de tinta). Essa técnica é muito utilizada para cartões de visita, convites de casamento, camisetas e embalagens.

Digital

É a forma mais rápida de impressão. A sua qualidade pode ser de ótima a mediana dependendo do equipamento da gráfica. Pode-se imprimir qualquer tipo de arte, com cores ilimitadas exceto impressão em branco.

Seu custo é baixo para pequenas quantidades, mas costuma não valer a pena para grandes volumes de produção, sendo nesse segundo caso mais aconselhável a impressão offset.

Impressão offset

Esse tipo de impressão se caracteriza por sua alta velocidade, permitindo impressões em grande quantidade. Possibilita a impressão em muitos tipos de papel, e em alguns casos, até superfícies plásticas.

A qualidade de impressão costuma ser melhor que a digital, além de possibilitar o uso de tinta Pantone® para maior fidelidade da cor. Muito utilizado na produção de cartões de visitas, folderes, flyers, papelaria, catálogos, revistas etc., considerando produção a partir de 500 unidades, geralmente.

Cores

Há 2 formas de especificar a cor para gráfica: CMYK (mais comum) e Pantone®.

CMYK é a combinação das cores Cyan (azul), Magenta, Yellow (Amarelo) e Black (Preto). Usualmente é chamada de 4 cores nas especificações. Ela é ideal para artes que possuem muitas cores, degradês, fotos e ilustrações. Seu custo costuma ser mais econômico.

Para situações onde a preservação da cor seja crucial, é aconselhável imprimir com tinta Pantone®. Trata-se de uma gama de tintas com cores específicas respeitando a escala definida pela empresa Pantone®.

Para entender melhor a diferença, suponhamos a cor roxa. No CMYK, será impresso a combinação das tintas Magenta com Cyan (Azul), podendo gerar pequenas variações de tonalidade a cada impressão ou entre diferentes gráficas, equipamentos e calibragens. No caso do Pantone®, será impresso apenas uma tinta com a tonalidade de roxo exata, conseguindo assim uma maior padronização a cada impressão realizada.

No pedido de orçamento para gráfica, você verá especificação de (número) x (número). O primeiro número se refere a quantidade de cores da face frontal, e o segundo se refere ao do verso. Exemplo: em um flyer, suponhamos que na frente tem uma foto bem colorida e no verso um texto preto, sendo assim a especificação 4 (CMYK) x 1 (Black) cores.

Tipos de acabamento

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E para fechar as especificações de uma produção gráfica, não podemos deixar de fora os tipos de acabamento.

Laminação

A laminação brilho ou fosca é uma película aplicada ao papel que traz uma textura aveludada ou brilhante ao material, além de protege-lo dando maior durabilidade. Ela traz um aspecto mais sofisticado, muito utilizado em cartões de visita, fôlderes, capas de revistas, etc.

Dica: Caso o papel seja muito fino, poroso ou texturizado, a laminação não é indicada pois pode causar curvatura ou perder a aderência.

Dobra e Vinco

Deve-se especificar a dobra todo material que será dobrado. Diferente do vinco, onde será marcado o ponto da dobra, porém não será entregue dobrado.

Refile e Faca Especial

Refile e faca especial estão vinculados ao recorte do material. Para cortes retos retangulares, é usado o refile. Para cortes mais complexos com curvas, abas, etc., deve se especificar faca especial. Neste caso, será moldado a lâmina de acordo com a arte enviada.

Verniz

O verniz é uma fina camada de brilho que garante maior proteção e brilho ao material. No caso de verniz localizado, ele é aplicado em áreas pontuais da arte, dando um destaque ou efeito em logos, imagens e ilustrações.

 

A Latte Design é especialista na produção de materiais impressos.

Auxiliamos em todo o processo dando o suporte de criação e coordenação da produção, incluindo indicar melhores materiais e acabamentos de acordo com o perfil do público alvo, custo x benefício, e muito mais!

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