PERSONAL BRANDING: COMO TRANSMITIR MINHA IDENTIDADE NOS MATERIAIS IMPRESSOS E DIGITAIS

Também conhecido como gestão de marca pessoal, o personal branding é criar a imagem que você quer se apresentar ao seu público.

O mercado altamente competitivo faz com que criar sua marca pessoal se torne ainda mais importante para se diferenciar da concorrência.

Elementos importantes para o personal branding

1. Onde quero chegar?

O primeiro passo é pensar em suas principais qualidades, diferenciais e saber onde deseja chegar na sua carreira. Parte desse trabalho se baseia no autoconhecimento.

Algumas perguntas são importantes nesse processo, como:

  • Como quero que as pessoas me enxerguem?
  • Qual o meu diferencial?
  • Qual estilo quero para minha marca?
  • Onde quero chegar daqui 5 ou 10 anos?

2. Logotipo

personal branding

Ter seu próprio logotipo torna seu negócio mais profissional, mesmo sendo autônomo(a). Por ele, você pode transmitir mais credibilidade e personalidade, podendo se tornar mais memorável dependendo do seu posicionamento e identidade visual.

3. Apresentação

Uma boa comunicação é um grande passo de divulgação.

O primeiro passo é o cartão de visitas. Através dele, sua apresentação pessoal pode ser complementada reforçando não somente os seus dados de contato, mas também dar um “tira-gosto” do estilo, área de atuação e qualidade de seus serviços ou produtos.

Além disso, sua apresentação pode ser complementada através e outros materiais impressos como: folders, catálogos, flyers, papel timbrado, envelopes, pasta, etc.

Lembre-se! O design de todos os materiais deve estar visualmente alinhado.

Leia também: “O que você deve saber ao produzir materiais impressos para sua empresa”.

4. Divulgação Digital: Site e Redes Sociais

Você não pode ficar de fora! Vivemos em momento onde todos estão conectados pela internet, e estar presente na web e mídias sociais permite uma maior visibilidade da sua marca para o mundo.

A começar pela criação de um site. Ele é um dos meios mais básicos de divulgação pela internet, onde já é de costume geral procurar uma empresa pelos grandes canais de busca como Google e Bing. É crucial que nele haja as principais informações de sua empresa, serviços e/ou produtos. Como pode ser o primeiro contato de muitos clientes, é importante que sua primeira impressão corresponda com o posicionamento da empresa de forma clara e rápida.

As redes sociais também são ferramentas essenciais para muitos negócios, elas possibilitam um contato mais direcionado e as vezes até emocional com o seu público alvo. A interação e engajamento com os usuários pode tornar a sua marca mais forte.

5. Mantenha sua marca consistente

Talvez essa seja um dos maiores desafios do processo de criação de sua marca pessoal, principalmente ao envolver diversos materiais e fornecedores (agências de criação, publicidade, mídias sociais, gráficas, etc.). Para isso, crie um manual da marca para garantir consistência e uma identidade visual padronizada para cada aplicação.

Leia mais sobre a importância de uma identidade visual aqui!

Atenção! Não quer dizer que você não deva se atualizar com o passar do tempo, mas mesmo com as novas versões, é importante criar regras de aplicação (manual da marca) afim de manter a sua coerência e fortalece-lo como um todo.

 

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