Por que Latte? Saiba como foi o nosso 1º projeto de naming

Alguns clientes e parceiros nos perguntam: por que Latte? Para matar a curiosidade, vamos explicar como foi o processo da escolha, além de ser uma referência para criar o nome da sua empresa.

Alguns clientes e parceiros nos perguntam: por que Latte? Para matar a curiosidade, vamos explicar como foi o processo de naming da agência, além de ser uma referência para criar o nome da sua empresa.

Quem somos?

Antes de começarmos um brainstorm dos possíveis nomes, foi importante refletirmos sobre quem somos ou gostaríamos de ser. Lá em 2009, nossa conclusão foi:

  • Somos uma agência que não tem uma só cara, temos várias. Ou seja, queremos ser mutáveis, flexíveis, ter experiências com projetos de áreas diversificadas.
  • Não somos submissos, somos parceiros! Queremos ser aquele braço direito do cliente, muitas vezes indo além do design e colaborando nos negócios da empresa.
  • Somos jovens, enérgicos, com sede de desafios.

Mas como está o mercado?

Agora é a hora de analisar os concorrentes, no nosso caso, as agências de design e publicidade tanto no Brasil quanto no exterior. Detectamos 3 caminhos de nomes bem evidentes:

  • As super descoladas, sem vínculo direto com o design onde algumas beiram o non-sense;
  • Siglas ou nomes próprios;
  • E os nomes mais genéricos ou óbvios.

Brainstorm

O processo de brainstorm é bem livre e espontâneo. Como trata-se de uma área muito aberta na criação de nomes, os caminhos que surgiram foram: palavras vinculadas diretamente ao design ou trabalho da agência, palavras vinculadas à nossa essência ou personalidade, adjetivos, metáforas, onomatopeias, neologismos…e por ai vai!

Naming, a grande escolha!

Entre dezenas de opções, escolhemos Latte. Latte significa leite em italiano. Também significa café com leite. Explorando seus significados:

Leite: alimento nutritivo, básico, neutro
Café: energia, força, personalidade

Refinando o conceito do nome: somos uma agência multidisciplinar neutra, que junto com “os ingredientes” do cliente (essência, posicionamento, produtos ou serviços, etc.), nos transformamos e geramos qualquer “receita” (projeto): marca, impresso, digital, sinalização, embalagem, do mais descolado ao mais conservador, de qualquer área de atuação no mercado…. Uma equipe de criação super flexível, com muita energia e força para fazer acontecer!

Outros detalhes técnicos importantes também:

  • Ser um nome curto, fácil de falar e escrever;
  • Conseguimos registro de domínio (URL) com facilidade;
  • Não tem nenhuma empresa com mesmo nome ou similar no INPI na mesma categoria de atuação;
  • Não tem nenhuma empresa com mesmo nome e área de atuação na busca pelo Google, Bing, etc.

Perfeito! Assim surgiu o nome da nossa agência!

 

Espero que tenha te inspirado a criar o nome da sua nova empresa ou projeto. Ou quem sabe até rever o nome atual que utiliza. Se precisar de ajuda, pode contar conosco!

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